
Encerrando uma semana de formações e diálogos voltados à construção de uma educação mais inclusiva e consciente, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, promoveu na noite da última sexta-feira (24), na Fundação Nilo Coelho, uma roda de conversa com o tema “Vamos falar sobre racismo?”.
A atividade marcou o encerramento do Workshop “Infâncias Plurais, Identidades e Ancestralidades: Um Encontro de Saberes”, e reuniu educadores para um momento de reflexão, escuta e troca de experiências sobre como o racismo se manifesta no ambiente escolar e de que forma a prática pedagógica pode contribuir para o enfrentamento desse problema desde a educação infantil.
Durante a conversa, os participantes compartilharam vivências e estratégias pedagógicas que ajudam a valorizar a diversidade étnico-racial, promover o respeito às diferenças e fortalecer o protagonismo das crianças negras dentro e fora da sala de aula.
O Workshop Infâncias Plurais fez parte do Protocolo de Combate ao Racismo implantado nas escolas da rede municipal, e ao longo da semana contou com palestras e oficinas formativas sobre ancestralidade, identidade e representatividade.
