Início O Prefeito
Logotipo O Prefeito

Miguel Coelho

Prefeito
O Prefeito
Miguel Coelho

Nascido, em 1990, no Recife e criado em Petrolina, Miguel Coelho é prefeito da principal cidade do Sertão de Pernambuco. Casado com Lara Secchi Coelho e pai de Miguel Filho, o gestor reeleito da capital do São Francisco milita desde a infância na atividade política. Miguel deu seus primeiros passos no ambiente político acompanhando o pai, o ex-prefeito e senador Fernando Bezerra, e o irmão, o deputado Fernando Filho. Ao longo dessas caminhadas pegou gosto pelo contato com as diversas realidades do semiárido e do povo sertanejo.

Antes de se tornar um político de respeito em todo o Nordeste, Miguel formou-se advogado, aos 23 anos. A carreira jurídica era um fator importante em sua vida, mas a política era sua paixão. Em 2014, candidatou-se ao cargo de deputado estadual. Foi eleito com ampla votação do povo sertanejo. Apesar de ser o mais jovem de sua geração na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Miguel Coelho teve destaque até fora das fronteiras de Pernambuco. O jovem parlamentar priorizou temas ligados à educação, agricultura, economia, segurança hídrica e desenvolvimento regional.

Em 2016, Miguel Coelho decidiu buscar seu maior sonho, ser prefeito de Petrolina. Com uma plataforma de campanha voltada para o resgate dos tempos áureos da cidade sertaneja, foi eleito com mais de 60 mil votos. O jovem prefeito cumpriu um primeiro mandato honrando o programa de governo e levando a cidade a um status de referência para Pernambuco. Recebeu premiações como o “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq, e o selo internacional da Unicef pelas políticas públicas voltadas para a infância. Teve ainda o reconhecimento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) como a melhor gestão de Pernambuco e a sexta do Nordeste.

Esses resultados foram consequência de grandes investimentos em infraestrutura, saúde, educação, amparo social e outras ações. Petrolina voltou a ser vista como exemplo de desenvolvimento e um canteiro de obras. Com isso, Miguel obteve uma reeleição marcante, maior votação da história da cidade com 121 mil votos, ou seja 76% dos eleitores presentes, o que representou ainda a maior votação proporcional entre todos os candidatos a prefeito dos municípios com mais de 100 mil habitantes no Nordeste.

Para o segundo mandato, o gestor se comprometeu a manter o ritmo de investimentos e ampliar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos petrolinenses. Além de chefe do executivo municipal, Miguel é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos.

   ATRIBUIÇÕES DO PREFEITO     

Autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, tem o dever de cumprir atribuições previstas na Constituição Federal de 1988, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União. Também cabe ao chefe do executivo municipal zelar pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social.

Abaixo algumas competências específicas da atividade do prefeito:

  • Organizar os serviços públicos de interesse local;
  • Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
  • Garantir o transporte público e a organização do trânsito;
  • Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
  • Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
  • Apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar;
  • Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local;
  • Zelar pelo meio ambiente e limpeza da cidade.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support