Início O Prefeito
Logotipo O Prefeito

Miguel Coelho

Prefeito
O Prefeito
Miguel Coelho

Nascido, em 1990, no Recife e criado em Petrolina, Miguel Coelho é prefeito da principal cidade do Sertão de Pernambuco. Casado com Lara Secchi Coelho e pai de Miguel Filho, o gestor reeleito da capital do São Francisco milita desde a infância na atividade política. Miguel deu seus primeiros passos no ambiente político acompanhando o pai, o ex-prefeito e senador Fernando Bezerra, e o irmão, o deputado Fernando Filho. Ao longo dessas caminhadas pegou gosto pelo contato com as diversas realidades do semiárido e do povo sertanejo.

Antes de se tornar um político de respeito em todo o Nordeste, Miguel formou-se advogado, aos 23 anos. A carreira jurídica era um fator importante em sua vida, mas a política era sua paixão. Em 2014, candidatou-se ao cargo de deputado estadual. Foi eleito com ampla votação do povo sertanejo. Apesar de ser o mais jovem de sua geração na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Miguel Coelho teve destaque até fora das fronteiras de Pernambuco. O jovem parlamentar priorizou temas ligados à educação, agricultura, economia, segurança hídrica e desenvolvimento regional.

Em 2016, Miguel Coelho decidiu buscar seu maior sonho, ser prefeito de Petrolina. Com uma plataforma de campanha voltada para o resgate dos tempos áureos da cidade sertaneja, foi eleito com mais de 60 mil votos. O jovem prefeito cumpriu um primeiro mandato honrando o programa de governo e levando a cidade a um status de referência para Pernambuco. Recebeu premiações como o “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq, e o selo internacional da Unicef pelas políticas públicas voltadas para a infância. Teve ainda o reconhecimento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) como a melhor gestão de Pernambuco e a sexta do Nordeste.

Esses resultados foram consequência de grandes investimentos em infraestrutura, saúde, educação, amparo social e outras ações. Petrolina voltou a ser vista como exemplo de desenvolvimento e um canteiro de obras. Com isso, Miguel obteve uma reeleição marcante, maior votação da história da cidade com 121 mil votos, ou seja 76% dos eleitores presentes, o que representou ainda a maior votação proporcional entre todos os candidatos a prefeito dos municípios com mais de 100 mil habitantes no Nordeste.

Para o segundo mandato, o gestor se comprometeu a manter o ritmo de investimentos e ampliar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos petrolinenses. Além de chefe do executivo municipal, Miguel é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos.

   ATRIBUIÇÕES DO PREFEITO     

Autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, tem o dever de cumprir atribuições previstas na Constituição Federal de 1988, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União. Também cabe ao chefe do executivo municipal zelar pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social.

Abaixo algumas competências específicas da atividade do prefeito:

  • Organizar os serviços públicos de interesse local;
  • Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
  • Garantir o transporte público e a organização do trânsito;
  • Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
  • Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
  • Apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar;
  • Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local;
  • Zelar pelo meio ambiente e limpeza da cidade.

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade