
Entre os dias 9 e 13 de março Petrolina realizou o 2º Levantamento de Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O resultado do levantamento classificou o município com médio risco de infestação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O índice médio de infestação ficou em 1,9%, alguns bairros chegaram a apresentar valores elevados, que demonstrar a necessidade de desenvolver ações imediatas, com mutirões e atividades educativas para evitar a proliferação dos mosquitos.
Os bairros que apresentaram sinal de alerta foram: Dom Malan, Areia Branca, Maria Auxiliadora e Vila Débora, com índice de 5,1% de infestação. Novo Tempo e Pedra Linda registraram índice de 4,3%. Já São Gonçalo, Jardim Petropólis e Park São Gonçalo ficaram com índice de 3,6%. Ao todo, a amostra foi realizada em 118 localidades compreendidas na zona urbana.
As únicas localidades com índice satisfatório, que são aqueles que apontam menos de 1% foram: Terras do Sul e José e Maria (0,9%), Cosme e Damião (0,5%), João de Deus, São Jorge e Vila Eulália (0,2%). As demais localidades apresentaram índice acima de 1%.
Ações para minimizar a presença do Aedes aegypti:
27/03: Sexta Sem Aedes – programa da Prefeitura de Petrolina que intensifica a presença dos Agentes de Combate às Endemias nas localidades para orientação, fiscalização e aplicação do larvicida. Ação nos bairros Novo Tempo e Park Massangano.
28/03: Mutirão de Combate à Dengue – bairros: José e Maria, Vila Eduardo, Areia Branca, Dom Avelar, Ouro Preto e Jardim Maravilha – das 7h30 às 12h.
