
Petrolina está sendo representada em Brasília por estudantes e professores da rede municipal de ensino selecionados para participar do Programa Câmara Mirim 2025, uma iniciativa da Câmara dos Deputados que estimula a participação cidadã de estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. O programa oferece aos jovens a oportunidade de aprender, na prática, como funciona o processo legislativo, transformando ideias em projetos de lei e apresentando-as no plenário da Câmara Federal.
Este ano, a professora Suelen Cristina Liberato da Silva, da Escola Municipal Paulo Freire, foi selecionada na modalidade educadora, com a redação intitulada “Como tornar a educação para a democracia mais plural e inclusiva?”. Também foram escolhidas as professoras Rafaela Cristina da Silva Barbosa, da Escola Municipal em Tempo Integral Mãe Vitória, e Maria Aparecida Soares, da Escola Municipal Thássio Rangel Pereira Lima.
Destaque também para a estudante Estela Eloá Vieira dos Santos, do 8º ano da Escola Municipal Paulo Freire, que teve sua redação selecionada para ser apresentada e votada pelos demais participantes da Câmara Mirim. Os representantes de Petrolina embarcaram nesta quarta-feira (29) para Brasília, onde participam, nesta quinta (30), de uma programação especial que inclui debates, oficinas e a simulação de uma sessão legislativa. A experiência promete ampliar o aprendizado sobre cidadania, democracia e o papel do Poder Legislativo no país.
Estudantes que também representam Petrolina no programa:
Marianne Santos Araújo (9º ano A) e Ana Beatriz da Silva Nascimento (6º ano A), da Escola Municipal Paulo Freire;
Maria Cecília Lopes de Lima (9º ano B) e Isaac Emanuel de Lacerda Silva (9º ano A), da Escola Municipal Thássio Rangel Pereira Lima;
Enzo Eitor Gomes da Silva (8º ano A) e Guilherme José da Silva (9º ano B), da Escola Municipal em Tempo Integral Mãe Vitória.
