
O carnaval de Petrolina ano a ano mantém a sua essência de preservação da cultural trazendo, com as escolas de samba e o colorido dos blocos de frevo independentes. São quatro dias de festa, alegria, com desfiles de fantasias, diversidade de ritmos e preservação de uma tradição que representa a história carnavalesca.
Durante os dias de folia, diversos os blocos carnavalescos percorrem as ruas da cidade até o Polo Colombina, na Praça 21 de Setembro. Formados, em sua maioria, por amigos, familiares e vizinhos, as agremiações levam o momento de confraternização e o simbolismo de festejar a festa de momo sempre com muita alegria, acompanhados por uma orquestra de frevo. Entre as escolas de samba que puxam o ritmo na avenida, com 46 anos de fundação, a Império do São Francisco se mantém firme com seu legado histórico e tradicional no carnaval da cidade.
“É interessante o quanto a cultura ainda está presente no carnaval daqui. Esses bloquinhos são muito legais, existe uma interação de família, jovens, crianças, pais, amigos, todos brincando e se divertindo de uma forma bem descontraída. É a primeira vez que passo a festa na cidade e isso enriquece o carnaval, fica mais alegre”, destacou o professor e folião, José Carlos.
