
O ano de 2025 foi marcado por muito trabalho, entregas concretas e, acima de tudo, pela transformação da vida de quem mais precisa Por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, a Prefeitura de Petrolina esteve presente onde a necessidade foi identificada, garantindo proteção, dignidade, cuidado e acolhimento. O Petrolina Acolhe, o maior programa de assistência social do município, reúne políticas públicas voltadas à proteção social, inclusão e fortalecimento de vínculos. Cada iniciativa realizada ao longo do ano se traduziu em histórias reais, famílias fortalecidas e novos caminhos construídos com responsabilidade social e sensibilidade humana.
Entre os avanços alcançados, destaca-se a entrega do CadVolante, iniciativa do Petrolina Acolhe que atingiu uma expressiva taxa de 89,6% de atualização cadastral. Percorrendo áreas urbanas e rurais do município, o serviço levou atendimento direto às comunidades, assegurando que famílias em situação de vulnerabilidade mantivessem seus dados atualizados e acessassem benefícios sociais com mais facilidade e sem a necessidade de longos deslocamentos.
O ano também foi marcado pelo lançamento do projeto Um Novo Recomeço, voltado à oferta de oportunidades e à ressignificação de trajetórias de vida de pessoas em situação de rua. Outro momento marcante foi a inauguração da Unidade de Acolhimento Casa Anjo, espaço dedicado à proteção e ao cuidado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Mais um importante avanço foi a entrega do CREAS Região 2, no bairro Areia Branca, que fortalece e descentraliza o atendimento especializado a famílias e indivíduos em situação de risco social ou com direitos violados.
Petrolina conquistou reconhecimento ao alcançar a 1ª posição no ID CRAS em Pernambuco entre as cidades de grande porte, resultado de um trabalho técnico, comprometido e próximo da população. A nota elevada é fruto de um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito do Petrolina Acolhe, executadas por uma rede formada por 10 unidades do CRAS, estrategicamente localizadas nas áreas de maior vulnerabilidade, que realizam mais de 10 mil atendimentos mensais. Iniciativas como o CRAS nas Comunidades, e o lançamento do Comitê Juventude Negra Viva e do Conselho Municipal da Igualdade Racial reforçam o compromisso da gestão com a equidade, a justiça social e o enfrentamento às desigualdades raciais.
O cuidado com quem mais precisa também se fez presente no atendimento à população em situação de rua. Ao longo do ano, o Abrigo Municipal acolheu cerca de 180 pessoas e ofertou pouco mais de 60 mil refeições, garantindo proteção, dignidade e acesso à alimentação. Já no cuidado com a pessoa idosa, a Secretaria investiu na instalação de novos equipamentos nos Centros de Convivência Mimi Cruz e Vó Pulu, promovendo mais conforto, bem-estar e qualidade de vida. A Secretaria encerra 2025 com a sensação de dever cumprido e segue confiante para 2026, que chega com novos investimentos, projetos e ainda mais dedicação para cuidar das pessoas.
