Biografia do Secretário
Casado e pai de uma filha, Paulo Cristiano Rameh de Albuquerque tem 58 anos e é natural do Recife. É Delegado Especial da Polícia Civil de Pernambuco, aposentado desde 2022. Especialista em Políticas Públicas de Segurança e mestre em Ciência Política, Rameh é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e já atuou como professor universitário na Academia de Polícia Civil de Pernambuco (ACADEPOL), no Recife.
Com 27 anos de experiência na atividade policial, exerceu a função de delegado titular em diversas delegacias da capital e da Região Metropolitana do Recife. Também ocupou os cargos de gerente de Tecnologia da Informação da Polícia Civil e gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS). Atuou ainda como titular da Delegacia Especializada de Repressão à Pirataria, da Delegacia Divisional de Homicídios e da Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente, além de ter integrado a Central de Plantões da Capital como delegado plantonista.
Paulo Rameh chega a Petrolina com a missão de fortalecer e aprimorar o diálogo e a articulação operacional entre a Guarda Civil Municipal e as demais instituições responsáveis pela segurança pública no município. Entre suas prioridades estão ampliar a presença preventiva da Guarda Civil, modernizar tecnologias e sistemas de monitoramento, fortalecer políticas de prevenção social à violência e garantir uma comunicação transparente com a população. O secretário também deve atuar pela qualificação e valorização do efetivo da Guarda Civil Municipal.
Atribuições da Secretaria
Compete à Secretaria de Segurança Pública:
I – Coordenar e colaborar, no âmbito de sua competência, com órgãos, conselhos e entidades governamentais ou não governamentais, promovendo a integração de esforços para fortalecer a segurança pública e a proteção e defesa civil.
II – Desenvolver e implementar políticas públicas de segurança cidadã, articulando organismos governamentais e a sociedade para ampliar a capacidade de prevenção, proteção e resposta às demandas da população.
III – Planejar, executar e monitorar ações de segurança comunitária e institucional, garantindo a preservação da ordem pública, a proteção dos bens municipais e a integridade da população.
IV – Representar o Poder Público Municipal em fóruns, conselhos e instâncias deliberativas
relacionados à segurança pública e à proteção e defesa civil, promovendo a articulação
institucional.
V – Assessorar o Prefeito Municipal e as secretarias municipais em temas estratégicos relacionados à segurança pública, propondo soluções baseadas em análises técnicas e boas
práticas.
VI – Desenvolver projetos e programas em parceria com instituições públicas, privadas e do
terceiro setor, visando a prevenção e o enfrentamento da criminalidade e da violência.
VII – Gerir o orçamento e executar despesas no âmbito da Secretaria, assegurando a eficiência, transparência e responsabilidade fiscal na aplicação dos recursos.
VIII – Promover campanhas educativas, eventos, cursos e fóruns voltados à conscientização da população sobre temas como segurança cidadã, trânsito, direitos humanos e proteção ambiental.
IX – Desenvolver estratégias para redução dos índices de criminalidade, articulando-se com as forças de segurança pública e implementando ações integradas de prevenção.
X – Atuar preventivamente na proteção de propriedades públicas municipais, articulando-se com os órgãos competentes para prevenir e combater ocupações irregulares.
XI – Estabelecer cooperação técnica e institucional com a Secretaria Nacional de Segurança
Pública (SENASP) e a Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS), adaptando diretrizes e
políticas às realidades locais.
XII – Promover parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e inovações tecnológicas na área de segurança pública.
XIII – Realizar vigilância preventiva em áreas de preservação ambiental, patrimônio histórico e cultural, atuando na proteção de recursos naturais, fauna e flora.
XIV – Colaborar com a fiscalização municipal no exercício do poder de polícia administrativa, promovendo o ordenamento urbano como componente essencial da segurança pública.
XV – Elaborar e implementar ações de promoção dos direitos humanos, assegurando o respeito à dignidade e aos direitos fundamentais do cidadão.
XVI – Promover a modernização dos sistemas e equipamentos de segurança pública, utilizando tecnologias avançadas para aprimorar a eficiência das operações.
XVII – Realizar outras atividades correlatas, em especial aquelas definidas em legislação municipal aplicável.
Informações da Secretaria
Endereço
- Avenida Darcí Ribeiro, n 700 . Maria Auxiliadora - Petrolina - Pernambuco
- CEP: 56328-000
Telefones
- - (87) 3983-7118
- ssp.petrolina@gmail.com
Expediente
- De segunda a sexta-feira das 8h às 13h
