Zero Fila: sábado é marcado por mutirões de exames da Prefeitura de Petrolina

A manhã desse sábado (4) foi movimentada pelo projeto ‘Zero Fila’, através da plataforma da prefeitura ‘Petrolina Cuida’. Em menos de duas horas, os profissionais da Secretaria de Saúde eliminaram a fila de espera por exames laboratoriais dos bairros: Dom Avelar; São Jorge; São Joaquim; Vila Rotary e Padre Cícero. A ação aconteceu na Unidade de Saúde, Leonor Eliza.

Em sua 7ª edição, o projeto Zero Fila atendeu 430 pessoas e ofertou mais de 3.900 exames de fezes, urina e sangue. “Em menos de dois meses, a prefeitura já eliminou a fila de espera em 30 bairros da cidade, realizando cerca de 30 mil exames de fezes, sangue e urina. Para o projeto, a prefeitura está investindo o valor de R$ 10 milhões, a expectativa é que a força-tarefa atenda mais de 90 mil solicitações”, destacou a secretária de Gestão em Saúde, Cássia Guimarães.

Já no centro da cidade, a alegria foi para diversas pessoas que há mais de dois anos estavam esperando para realizar exames de diagnóstico por imagem, como raios-x, ultrassons e endoscopias. Para eliminar essa demanda, a Prefeitura de Petrolina iniciou hoje mais um mutirão de saúde, em parceria com clínicas particulares.

Somente nessa primeira edição, foram realizados 130 procedimentos. A ação continuará durante todo o mês, no Centro de Diagnóstico da APAMI.  As marcações estão sendo feitas diariamente pela Secretaria de Saúde. Porém, esse agendamento dos exames ocorrerá de acordo com a capacidade de atendimento das prestadoras de serviço parceiras da prefeitura.

COMPARTILHAR