Praias Fluviais e Rios

Balneário das Pedrinhas

A Praia das Pedrinhas tem sua ambiência totalmente dominada pela Ilha das Pedrinhas, situada a cerca de 250m ao largo da praia no eixo do leito do rio São Francisco. Com uma extensão aproximada de 200m e largura de cerca de 15m, apresenta morfologia suavemente ondulada e vegetação rasteira e de caatinga. Sua praia é formada por pequenos seixos rolados de coloração dourada. Balneável, com existência de moderada correnteza, média profundidade e pequenas marolas. No período das secas, apresenta recuo médio das águas de aproximadamente 10m. A cor da água é verde na estiagem e barrenta no período chuvoso. Possibilidade de ancoragem natural para pequenas e médias embarcações. Encontra-se atualmente em bom estado de preservação. A ocupação humana é marcada pela Vila das Pedrinhas a cerca de 500m. Existência de bares e de restaurantes com bebidas e comidas típicas, espaço para shows artísticos e apresentação de grupos folclóricos, sanitários e chuveirão. Localização: Vila das Pedrinhas

Praia da Ilha do Rodeadouro

A praia é formada por areias finas e douradas, aparecendo ao seu largo, no leito do rio, trechos com afloramentos rochosos. Existe possibilidade de ancoragem para pequenas e médias embarcações. Há grande concentração de bares e pequenos restaurantes (pratos à base de peixes do Rio São Francisco). Dispõe de energia elétrica, telefone, áreas para banho e travessia de barco 24 horas. Atualmente encontra-se em regular estado de preservação. O local é bastante visitado por petrolinenses e juazeirenses, inclusive ocorrendo shows nos finais de semana e períodos de grandes eventos na cidade. No final de 2007 iniciou-se um projeto de implantação de bares em alvenaria, substituindo-se as antigas barracas cadastradas pela prefeitura, procurando-se melhorar a estrutura existente.

Oficina do Artesão Mestre Quincas

A denominação da oficina foi em homenagem a Joaquim Correia Lima, apelidado de Mestre Quincas, nasceu em 1895 na cidade vizinha de Juazeiro-BA e morreu aos quarenta anos afogado no Rio São Francisco. Frequentou a Escola de Belas Artes de Salvador e destacou-se em Petrolina quando foi chefe da Leste Brasileira e  executou trabalhos importantes na Estação Ferroviária de Petrolina e em outros locais da cidade. A oficina foi inaugurada no dia 07 de setembro de 1989, possui um espaço para exposição e venda de produtos e área para produção do artesanato, aberta aos visitantes.