Terceiro mutirão de exames laboratoriais atenderá moradores de sete bairros

A Prefeitura de Petrolina realizará, neste sábado (09), a terceira edição do mutirão de exames laboratoriais para reduzir as filas de espera na rede municipal. A atividade ocorre a partir das 7h, na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) da Vila Mocó.

O mutirão ainda beneficiará os moradores do Jardim Colonial; KM-02; Centro; Gercino Coelho; Palhinhas e Atrás da Banca. A expectativa é atender mais de mil usuários da rede municipal de saúde.

Fruto de uma emenda parlamentar no valor de R$ 10 milhões do deputado federal Fernando Filho, os mutirões tem o objetivo de zerar a lista de espera por exames laboratoriais no município. A ação já aconteceu nos bairros Jardim Amazonas e Vila Eduardo, ofertando mais de sete mil exames. Na programação, estão sendo realizados exames de sangue, urina e fezes. A expectativa é que a força tarefa realize mais de 70 mil solicitações. Somente em 2017, foram agendados mais de 341 mil exames laboratoriais.

A secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, reforça a importância da presença desses pacientes durante o mutirão. “Estamos dispondo de uma grande estrutura com os nossos profissionais e laboratórios conveniados, mas infelizmente o índice de faltosos ainda é muito grande. Nosso pedido é que, caso não tenha disponibilidade de comparecer informe na recepção da AME ou quando receber a ligação das nossas marcadoras. Essa vaga servirá para outra pessoa”, frisou.

Para o mutirão deste sábado, o agendamento foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde e as guias estão sendo entregues nas unidades Amália Granja e Rosa Maria. As pessoas devem retirar suas requisições, receber orientação e adquirir coletores, caso tenham exames de fezes e urina.

COMPARTILHAR