Stand da prefeitura leva acolhimento para filhos de ambulantes no pátio Ana das Carrancas

Uma das principais preocupações da Prefeitura de Petrolina durante o ‘Melhor e Mais Forte São João do Brasil’ é garantir que crianças permaneçam no Pátio Ana das Carrancas em segurança, e não sejam expostas ao trabalho infantil, que é ilegal. Repetindo a ação de 2017, a organização do evento montou um local reservado aos filhos dos ambulantes que trabalham na festa junina.

O stand Social ‘BRINCAR SIM, TRABALHAR NÃO’ está funcionando desde a primeira noite de festa, na área reservada aos serviços públicos. No espaço organizado pela Prefeitura, através da Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), as crianças podem se divertir com contação de histórias, atividades lúdicas, interagir com brinquedos e até mesmo tirar uma soneca.

A cada noite, uma equipe de 12 colaboradores atua no espaço, trabalhando em dois turnos: das 18h às 0h e das 0h às 4h da madrugada. Além da identificação de todas as crianças com pulseiras, são realizadas busca ativa no pátio, para acolher as crianças em situação de vulnerabilidade social, como trabalho infantil, exposição ao frio ou deitadas no chão. Após a identificação dos pais, as crianças são encaminhadas para o stand onde elas podem interagir e exercer o direito de ser criança.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Onélia Morais, falou sobre o serviço. “Fizemos anteriormente um trabalho de conscientização com os ambulantes para que eles tivessem o cuidado de não expor suas crianças a situações de vulnerabilidade. Desde o primeiro dia da festa nossa equipe está mobilizada para garantir que nenhum direito dessas crianças seja violado”, frisou.

Crianças perdidas – É muito comum ouvir relatos de crianças que se perdem dos pais em eventos festivos como o São João. Por isto, a equipe da SEDESDH pede a colaboração dos pais ou responsáveis para sempre identificarem suas crianças através das pulseiras, que contém nome e telefone do responsável. Em caso de criança perdida, as equipes de segurança e da Secretaria podem ser acionadas no próprio Pátio de Eventos.

COMPARTILHAR