Social: Prefeitura de Petrolina presta assistência contínua às pessoas em situação de rua

Criado há pouco mais de 3 meses pela Prefeitura de Petrolina para garantir assistência às pessoas em situação de rua durante a pandemia, o abrigo noturno no Ginásio Osvaldo de Carvalho, conhecido como ‘Osvaldo do Flamengo’, continua em atividade. O serviço foi lançado como uma substituição temporária às atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop), visto que foi observada a necessidade de um ambiente amplo para evitar aglomerações.

O espaço funciona a partir das 18h, com horário de entrada permitida até às 19h. Na recepção, a equipe faz o monitoramento da temperatura e verifica se o assistido apresenta algum sintoma da covid-19. O público tem acesso à higiene pessoal, lanche, colchões. Os que têm animais de estimação, podem levá-los. O abrigo funciona até às 6h da manhã.

Toda equipe multiprofissional do Centro Pop está atuando no serviço alternativo. Eles contam ainda com o apoio das equipes de cozinha dos Centros de Convivência do Idoso do município, já que o serviço está suspenso temporariamente, para não expor o público da terceira idade ao risco. O abrigo também conta com o apoio do Restaurante Popular, que fornece três refeições diárias ao público, em marmitas.  Todas as ações foram recomendadas e são acompanhadas pelo Ministério Público.

COMPARTILHAR