Setembro Azul: programação da prefeitura discute inclusão e visibilidade da comunidade surda

O mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. Por conta de tudo isso, setembro é considerado o mês dos surdos e é conhecido como ‘Setembro Azul’. Em Petrolina, a prefeitura promoverá a I Semana Especial do Surdo, através do Centro Auditivo.

A programação, que inicia na próxima sexta-feira (20) contará com palestra sobre sexualidade; dia da beleza para os pacientes; caminhada com a comunidade surda; dia comemorativo com diversos serviços de saúde; entrega de aparelhos auditivos e entrega de certificados do curso de libras ofertado pelo órgão.

De acordo com a diretora da Atenção Especializada, Tanandra Mendes, a luta pela inclusão e visibilidade da comunidade surda é também uma prática diária da gestão municipal. Segundo ela, participar ativamente da luta por respeito e inclusão para essa população reduz cada vez mais as barreiras.

Sabemos a importância dessa luta e, neste setembro azul, estamos intensificando nossas ações. Quando iniciamos a gestão, uma das primeiras ações foi ofertar um curso básico de libras para os nossos servidores para que os usuários da comunidade surda tenham cada vez mais acesso aos serviços públicos. Além disso, já entregamos mais de 750 aparelhos auditivos. É importante ressaltar que a perda da audição traz sérias consequências psicossociais para o indivíduo, isso porque, a deficiência auditiva quando não tratada faz com que a pessoa se afaste do seu convívio social por sentir vergonha da limitação”, explicou.

Programação:

20/09 – Palestra sobre sexualidade – 9h às 10h30/ Instrutora – Carmela de Cássia B. Correia/ Intérprete – Micheline Martins Paz

24/09 – Dia da Beleza – 8h às 12h/ Instituo Embelleze do Vale

26/09 – Participação da caminhada com a comunidade surda

27/09 – Dia da Inclusão – 8h às 12h

Aferição de pressão e teste glicêmico (Grau Técnico)

Spa e design de sobrancelha

Passe livre (Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humano)

Teste rápido de HIV e sífilis com distribuição de preservativo (Centro de Testagem e Aconselhamento)

30/09 – Entrega dos certificados do Curso de Libras

Fotos: Divulgação PMP

COMPARTILHAR