Setembro Azul: prefeitura certifica quase 90 alunos em curso de Libras

A Prefeitura de Petrolina encerrou nesta segunda-feira (30), no Centro Auditivo Ari Brasil, a programação da ‘I Semana Especial do Surdo’, em alusão à campanha ‘Setembro Azul’ que é voltada para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos pela comunidade surda.

A programação, que iniciou no último dia 20 contou com palestra sobre sexualidade; dia da beleza para os pacientes; caminhada com a comunidade surda; dia comemorativo com diversos serviços de saúde; entrega de 165 aparelhos auditivos e entrega de certificados do curso de libras ofertado pelo órgão. Cerca de 90 alunos, após três meses de aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), receberam seus certificados do curso básico da linguagem que permite a comunicação entre surdos na sociedade.

O curso teve duração de 40 horas e foi ministrado pela professora Carmela Brito, que é surda, e pela intérprete Micheline Martins. Segundo a coordenadora do Centro, Aparecida Freire, o curso é voltado para a população em geral que tenha interesse em aprender Libras.  “A partir de agora, os alunos conseguem se comunicar com algum familiar, amigo, conhecido que seja surdo. E isso é muito gratificante para nós. Não teria jeito melhor de fechar o setembro azul”, explica.

A secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, destacou que o município vem se esforçando para melhorar a cada dia o sistema público de saúde voltado para a inclusão. “Encerramos essa programação com muita emoção, porque sabemos da importância dessa luta. Quando iniciamos a gestão, uma das primeiras ações foi ofertar um curso básico de libras para os nossos servidores para que os usuários da comunidade surda tenham cada vez mais acesso aos serviços públicos. Para os profissionais do Centro auditivo, em especial, esse curso é contínuo e acontece todas às sextas-feiras”, explicou.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR