Setembro Amarelo: ações de valorização à vida e prevenção ao suicídio são intensificadas

O ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’ é celebrado na próxima terça-feira (10). Por isso, o mês foi escolhido para realização da campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde de Petrolina está intensificando o diálogo e promovendo uma série de ações sobre o tema.

Nas Unidades de Saúde da Família, as equipes irão promover rodas de conversa com os pacientes ampliando os debates sobre suicídio, que é considerado um problema de saúde pública. Já nas três unidades dos Centros de Atenção Psicossociais de Petrolina (CAPSs) a prefeitura irá promover grupos de discussões e oficinas lúdicas sobre o tema, durante as atividades diárias. Além disso, serão realizadas palestras em alguns CREAS e CRAS reforçando sobre a prevenção ao suicídio para profissionais e usuários.

O Setembro Amarelo é uma campanha que foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

Estamos intensificando esse trabalho no mês de setembro, mas durante todo o ano nossos profissionais estão alerta para identificar, acolher e tratar nossos usuários. A rede municipal de saúde disponibiliza psicólogos, assistentes sociais, psiquiatra, entre outros profissionais capacitados para atender toda a população”, destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Foto: Divulgação/PMP