Sertanejos celebram mais chuvas na zona rural

Em Petrolina, no Sertão pernambucano, o clima é de celebração entre o povo sertanejo, principalmente de quem mora na zona rural e enfrenta longos períodos de estiagem severa. Desde a madrugada desta quarta-feira (22), os pluviômetros têm marcado índices muito bons para a região, o que viabiliza o enchimento de barreiros e barragens, o melhor preparo da terra para os plantios dos agricultores familiares e, consequentemente, ração natural para as criações de animais.

Em algumas localidades os pluviômetros marcaram índices consideráveis de chuva a exemplo de: Izacolândia (133 mm); Assentamento Nova Vida (180 mm); Capim (110 mm); Salitre (80 mm);  N-11 (65 mm); N-9 (60 mm); Projeto Maria Tereza (130 mm); Km 45 (150 mm); Assentamento Esperança (102 mm); Pau Ferro (110 mm); Barreiro (70 mm); Poço Dantas (120 mm); Angico – região de Rajada (70 mm); Projeto Bebedouro (117 mm); Assentamento Água Viva I (65 mm).

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão é de mais chuvas durante essa semana em Petrolina e em mais 36 cidades do Sertão Pernambucano. “É com muita gratidão que a gente agradece a Deus pelas chuvas que caíram no Km 45, principalmente nós que fazemos parte dessa região de sequeiro que estava muito necessitada de chuva. Foram 200 mm de água na nossa comunidade, graças a Deus; e esse volume vai nos ajudar em nossos rebanhos, em nossas plantações já que agora choveu o suficiente pra preparar o solo. Estamos muito felizes!”, celebra a vice-presidente da comunidade de Pedra Fina, Luciane Silva.

“Desde as primeiras horas do dia que recebemos com muita alegria, notícias do interior do município de Petrolina de fortes chuvas que caíram por lá. Em algumas localidades deu para acumular uma quantidade de água que deixará o pessoal mais tranquilo para ter desse precioso líquido acessível aos seus rebanhos, como também em algumas áreas que os agricultores já estão preparando o plantio de diversas culturas como feijão, milho entre outras. Nos deixa muito alegres um começo de ano com essas chuvas que caíram na região e nós, como filho de sertanejos, realmente estamos vibrando com nossos irmãos do campo!”, comemora o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.

COMPARTILHAR