Secretaria de Saúde reforça cuidados com COVID-19 em períodos festivos em Petrolina

Com a chegada do período de confraternizações, encontros, jogos da Copa do Mundo e eventos, é comum juntar muitas pessoas no mesmo ambiente. Assim, a Secretaria de Saúde volta a reforçar os cuidados para se proteger das doenças virais, dentre elas a COVID-19. O número de casos positivos da doença voltou a crescer, foi o que apontou o último boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (22).  Desde julho deste ano não se observava aumento de casos. Para evitar nova onda da doença, a Secretaria de Saúde alerta para que os cuidados de prevenção sejam mantidos.

Os testes seguem acontecendo no Centro de Testagem, localizado na Rua Dr. José e Maria, número 48, Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para fazer o teste é necessário estar há pelo menos três dias com sintomas gripais ou ter tido contato com alguém que testou positivo para doença. É necessário estar portando documentação de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e um comprovante de residência.

É importante manter a vacinação em dia para se proteger contra o vírus. Para facilitar o acesso da população à imunização, a secretaria disponibilizou, nas 54 Unidades Básicas de Saúde, o imuno para todas as faixas etárias. Atualmente, os grupos que fazem parte do público-alvo são: crianças de 6 a 11 meses com e sem comorbidades; crianças de 1 e 2 anos com comorbidades; público a partir de 3 anos com e sem comorbidades. Mais de 751 mil doses, entre 1º, 2º 3º e 4º dose, foram aplicadas. Até agora, 270.990 pessoas completaram o esquema vacinal com as duas doses, esse número representa 85,3% de pessoas com esquema completo. A novidade é que, a partir desta quinta-feira (24), serão contemplados com a dose adicional de reforço, a 5º dose, idosos com 80 anos ou mais.

Para a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, é importante que os cuidados sejam mantidos, pois o melhor é a prevenção. “Seguimos disponibilizando as vacinas nas unidades de saúde, realizando teste para a COVID-19, reforçamos o uso de máscara, e todas as outras medidas adotadas desde o início da pandemia. Com isso, o nosso reforço é que as pessoas estejam atentas e evitem se expor para as doenças virais. Devemos seguir mantendo todas as estratégias de cuidados, mas é importante o compromisso com a proteção individual”, reforça a secretária.

COMPARTILHAR