Secretaria de Saúde inicia tratamento de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV em Petrolina

A Secretaria da Saúde em Petrolina, iniciou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/SAE – Espaço Vida, a aplicação de um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, chamada de (PrEP), consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da AIDS infecte o organismo, antes mesmo da pessoa ter contato com o vírus.

A PrEP é indicada para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV. Alguns grupos que podem fazer o uso deste medicamento são: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores (as) do sexo; pessoas que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais; pessoas que tenham relações sexuais sem camisinha com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento; pessoa que faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) ou apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

De acordo com a Psicóloga do SAE- Espaço Vida, Aline Melo, esta é mais uma estratégia, dentro das demais ofertadas. O tratamento através da PrEP está sendo ofertado em dois pontos: no CTA- SAE, no Centro, e no ambulatório Trans, no bairro Vila Eduardo. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/SAE – Espaço Vida, está localizado ao lado da Secretaria de Saúde – Centro, e funciona das 7h às 17h.

COMPARTILHAR