SAMU Petrolina registra mais de 8 mil trotes em 2021

Para muitas pessoas o trote pode ser apenas uma brincadeira inofensiva, mas isso pode custar a vida de quem necessita do atendimento prestado pelas equipes do call center do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em 2021, foram registrados 8.052 mil trotes no Samu de Petrolina, e a cada ano a prefeitura municipal emite um alerta para conscientizar as pessoas sobre a importância de deixar livres as linhas de telefone para os reais atendimentos de urgência.

Ligações desnecessárias atrapalham o bom andamento do serviço disponibilizado para a população que realmente precisa dos atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Em Petrolina, o número de trotes no ano de 2021 ultrapassou a marca de oito mil ligações, o que equivale a 22 trotes por dia.

Nos primeiros 10 dias do mês já foram identificados mais de 250 trotes pelo sistema. Além de ser crime, conforme o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção. O ato pode prejudicar e custar a vida de alguém que necessita de um socorro urgente, e neste mês de férias os números tendem a aumentar, conforme explica o diretor médico do Samu de Petrolina, Antônio Reis.

“Nós fazemos um pedido muito importante à população para que evitem passar trotes. Sabemos que para quem passa o trote pode ser apenas uma brincadeira, mas para o Samu acaba prejudicando demais a nossa dinâmica. O nosso serviço depende da agilidade, porque pela rapidez com que atendemos é o que pode fazer diferença entre a vida e a morte o paciente. Nesse período de férias reforçamos esse pedido especialmente aos pais, que conversem com seus filhos para que não façam ligações ao 192”, ressaltou o diretor médico.

COMPARTILHAR