SAMU comemora 18 anos salvando vidas em Petrolina

Só durante este ano mais de 48 mil atendimentos foram prestados no município

Neste mês de novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) está comemorando seus 18 anos de atuação em Petrolina. O trabalho das equipes consiste em desenvolver ações para chegar às vítimas de forma mais rápida, após alguma situação de urgência ou emergência.

O principal papel da SAMU é proteger a vida das pessoas garantindo a qualidade no serviço do SUS. Neste ano de 2022, as equipes já realizaram cerca de 48.599 atendimentos, as principais ocorrências são acidentes de carro, moto, casos clínicos, surtos e partos. Atualmente o SAMU conta com 115 funcionários.

De acordo com coordenadora do SAMU, Ana Kátia, o grau de importância que tem a equipe para a comunidade é incalculável. “O que seria da cidade sem esses profissionais que chegam na hora mais importante, de mais necessidade, estamos em constante evolução, com energia para realizar as tarefas, trabalhando em equipe, 24 horas por dia, sempre prontos para salvar vidas”, destaca.

O SAMU

O SAMU é um serviço pré-hospitalar móvel, ou seja, atendimento móvel de urgência. Atua buscando chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, psiquiátrica ou obstétrica), que possa levar ao sofrimento, sequelas ou até mesmo à morte, sendo necessário prestar atendimento ou transporte adequado a um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

COMPARTILHAR