Regularização fundiária: Prefeitura entrega primeiras escrituras aos moradores do Cosme e Damião

Finalmente dona Creuza Esmelinda se sente dona de verdade da casa que mora há mais de 20 anos. Ela e o marido, Genival Ferreira, foram os primeiros a substituir o título de posse pela escritura definitiva da casa que moram no bairro Cosme e Damião, em Petrolina. O documento foi emitido de graça pelo programa de regularização fundiária da prefeitura, o ‘Petrolina Legal.

Com nostalgia, Creuza lembra que quando comprou o imóvel só havia dois cômodos construídos. Com o passar dos anos, a casa já tem outro visual. Ela mesma e o marido colocaram a mão na massa para deixar tudo do jeitinho deles e, inclusive, estão reformando a casa atualmente. “Nunca tivemos como pagar para tirar a escritura, até procurei o cartório algumas vezes, mas as contas não fechavam. Para mim foi alegria demais receber o documento. A minha preocupação toda era essa, porque é ruim morar numa casa e não ter nem o documento”, disse.

Assim como dona Creuza e seu Genival, 14 famílias da quadra ‘Q’ do bairro também receberam o documento. Outros 226 estão em tramitação no cartório. Após concluir a regularização do Cosme e Damião, a prefeitura dará continuidade às emissões dos documentos das mais de 7 mil famílias que deram entrada no processo de regularização fundiária e já receberam o título de posse da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

A entrega das escrituras é uma ação é de continuidade do programa regulamentado em 2018, amparado pela lei federal nº 13.465.

COMPARTILHAR