Reabertura de posto de saúde encerra década de abandono em Cruz de Salinas

Distante mais de 60 km do Centro de Petrolina, a comunidade de Cruz de Salinas sofria há mais de 10 anos com a inexistência de um posto de saúde. A unidade havia sido desativada na década passada e para conseguir atendimento, apenas se deslocando mais de 10 km em estrada de terra até Uruás. O aborrecimento, contudo, teve um fim na última sexta-feira (13), quando o prefeito Miguel Coelho reabriu o posto de saúde de Cruz de Salinas reformado.

Para reabrir a unidade, foram realizadas manutenção do piso, paredes, pintura entre outras ações. O equipamento público agora disponibiliza salas de vacina, atendimento, consultório, farmácia e funcionará de segunda à sexta pela manhã. Além de Cruz de Salinas, a estrutura vai atender outras 10 comunidades vizinhas, alcançando cerca de 1500 moradores.

No ato de entrega da unidade de saúde, o prefeito Miguel Coelho ressaltou o trabalho de aproximar o atendimento na zona rural e áreas mais afastadas do pólo médico de Petrolina. “Eu estive aqui em Cruz de Salinas na campanha para eleição e me comprometi em reabrir esse posto. Não fazia sentido continuar com aquela política equivocada de fechar tudo, principalmente, nas comunidades com mais dificuldade de deslocamento. Então, estamos fazendo o inverso, já são 13 postos de saúde inaugurados, sendo quase a metade no interior, levando atendimento médico a quem precisa.”

Os moradores de Cruz de Salinas participaram em peso da inauguração e revelaram o alívio por voltar a ter um equipamento de saúde perto de casa. “A gente ficou muitos anos num estado de abandono. Quero agradecer pelo benefício de alto valor que estamos recebendo hoje, isso é algo que vai ficar para sempre marcado” relatou Adão Batista, filho do homenageado João Batista, que dá nome ao posto reaberto pela Prefeitura de Petrolina.

 

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR