Projeto itinerante leva cinema gratuito aos moradores do Vivendas

O olhar curioso não escondia a expectativa dos alunos da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, no Residencial Vivendas, minutos antes da sessão de cinema itinerante do projeto Ultragaz Cultural. Diante da carreta estacionada na área de convivência da comunidade, as crianças, acompanhadas das professoras, tiveram a oportunidade de curtir, nesta quarta-feira (17), as exibições de filmes de animação para o público infantil.

Petrolina é a sétima cidade a receber o projeto em 2019. O cinema itinerante chega à cidade para dois dias, tendo cinco sessões por dia para crianças, jovens e comunidade local, sem custo algum. O veículo que se transforma em sala de cinema com som e imagem digital deve circular até o final do ano, em 15 cidades de 11 estados.

Segundo os coordenadores do projeto, a seleção dos filmes traz para a plateia temáticas relacionadas a questões sociais e ambientais. O projeto tem apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura.

Para a secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Margareth Costa, parcerias como essa possibilitam que atividades culturais cheguem até a comunidade. “Muitas crianças e jovens dos residenciais e de bairros mais distantes do centro, nunca estiveram em um cinema ou puderam refletir sobre a mensagem que uma produção cinematográfica pode transmitir. A alegria no rosto dessas crianças é a prova do sucesso desse trabalho em conjunto”.

As exibições, com direito à pipoca e refrigerante, seguem até está quinta-feira (18), com sessões abertas à comunidade. A retirada dos ingressos deverá acontecer no local com uma hora de antecedência.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR