Projeto da prefeitura que leva dentista às escolas atenderá mais de 450 crianças

Com o objetivo de preservar a saúde bucal das crianças, a Prefeitura de Petrolina continua com o projeto ‘Sorrisinho’. Desta vez, os beneficiados serão as crianças da escola Professora Zélia Matias, no bairro Jardim Amazonas. A ação, que visa prevenir e eliminar a cárie dentária, uma das principais doenças bucais, inicia nesta terça-feira (20) e vai atender cerca de 450 alunos.

De jaleco colorido e um cachorrinho chamado “Dudu” cheio de dentes na boca, a dentista da prefeitura, Tamires Coelho, a ‘Tia Tam’, transforma a sala de aula em consultório odontológico e atende crianças de 3 a 12 anos, todas as manhãs das terças-feiras, desde outubro de 2017.

Antes do atendimento, os pais recebem um comunicado para autorizar a consulta e o procedimento, caso seja necessário, de tratamento restaurador atraumático (ART), que consiste numa forma de restaurar os dentes com cárie sem uso de equipamentos elétricos e preservando a saúde bucal das crianças, para que problemas futuros venham a ser evitados. “O ART é muito utilizado com crianças, é pouco invasivo e por isso é permitido fazer fora do consultório odontológico. Além disso, realizamos também um trabalho de orientações sobre saúde bucal e escovação correta”, explica.

De acordo com a Diretora de Saúde Bucal de Petrolina, Roberta Araújo, o projeto ‘Sorrisinho’ já atendeu cerca de 400 crianças de duas escolas municipais: Odete Sampaio, no bairro Jardim São Paulo e João Paulo I, no bairro João de Deus.

“Esse tipo de atividade só confirma o nosso compromisso com a saúde bucal do município. Estamos percorrendo as escolas de bairros mais carentes do município e diminuindo a demanda nas unidades de saúde”,concluiu.

Fotos: Alexandre Justino / Arquivo Ascom

COMPARTILHAR