Profissionais de Saúde de Petrolina recebem capacitação para combate ao vírus Monkeypox

A Secretaria de Saúde de Petrolina iniciou nessa quarta-feira (3) uma capacitação com os profissionais da área de saúde do município para apresentação do Plano Municipal de Enfrentamento ao vírus Monkeypox. Foram convocados os profissionais dentistas, enfermeiros e médicos da Atenção Básica.

Para o cirurgião dentista, Ciro Falcão, a capacitação é uma boa iniciativa e de extrema importância e tranquiliza tantos os profissionais quanto a população no combate ao vírus. “Petrolina demonstra que está sempre atenta as demandas que acontecem no mundo e no Brasil e nós, profissionais da saúde, nos sentimos privilegiados em receber este suporte e apoio que a prefeitura nos oferece para que possamos conduzir da melhor forma possível esse novo agravo que é a Monkeypox”, destaca Ciro Falcão.

Também participante da capacitação, a médica Myrlla Soares de Oliveira, falou que o evento foi de extrema importância porque transmite segurança aos profissionais e a comunidade com relação a prevenção no novo vírus. “Muito importantes estes treinamentos. É uma atitude legal da prefeitura, da Secretaria de Saúde, assim como foi com o Covid e agora com o Monkeypox também. É um momento importante porque vão chegando novas doenças e precisamos saber como agir, se proteger, proteger nossos pacientes e oferecer um atendimento de qualidade”, frisou a médica Myrlla Soares.

Segundo a diretora de Atenção Básica de Petrolina, Lorena Andrade, por conta dos dois casos suspeitos do Monkeypox, registrados no final de julho, a Secretaria de Saúde resolveu antecipar a qualificação de todos os seus profissionais. “Já tínhamos preparado o Plano de Enfrentamento ao vírus e com os dois casos suspeitos resolvemos antecipar, de forma preventiva, e preparar nosso corpo técnico que está dia a dia em atendimento a população. É preciso ficarmos atentos não só para identificação dos sintomas, mas para orientarmos a população sobre transmissão e prevenção da doença”, reforça, Lorena Andrade.

Na próxima terça (9) e quarta-feira (10), a Secretaria de Saúde dará continuidade ao treinamento com os profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Vigilância Sanitária e Epidemiológica e aqueles que atuam em hospitais e clínicas de saúde da rede privada do município.

COMPARTILHAR