Professores usam criatividade para tranquilizar alunos em dias de provas

Educadores da rede municipal de Petrolina estão mostrando que gestos simples podem transformar o ambiente escolar. Neste mês de setembro, mais de 6.300 alunos dos 5º e 9º anos participaram da Avaliação Formativa aplicada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes dentro do projeto Juntos no Direito de Aprender. Através do incentivo, encorajamento e de mimos, os educadores estão conseguindo tranquilizar os alunos e tornar o momento mais produtivo.

Mensagens motivacionais, doces, suco de maracujá, ‘lápis da sabedoria’, ‘borracha da sorte’, bate-papo antes do momento da prova, entre outras iniciativas. Todas essas ideias criativas estão contribuindo para o fortalecimento da confiança e autoestima dos estudantes enquanto respondem as questões nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática.

A secretária da pasta, Margareth Costa, ressaltou a importância dessa demonstração de carinho e afeto e afirma que é importante que todos os gestores e demais profissionais da comunidade escolar demonstrem sempre expectativa elevada com relação a cada um dos estudantes. “Com o Projeto Juntos no Direito de Aprender estamos iniciando o atendimento individualizado, a partir dos resultados de cada estudante, em língua portuguesa e matemática. O nosso objetivo é garantir o direito de aprendizagem com qualidade social pra cada um dos nossos 53 mil estudantes. A equipe de Seduce e das unidades escolares estão de parabéns! O projeto é um sucesso graças ao trabalho de todos os envolvidos”, destacou.

O Projeto Juntos no Direito de Aprender visa trazer um acompanhamento diferenciado através de ações pontuais a partir dos resultados da Avaliação Formativa. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes programou três aplicações de provas em 2019. A primeira aconteceu no mês de agosto, a segunda em setembro e a terceira e última acontecerá na segunda quinzena do mês de outubro.

Foto: Divulgação PMP

COMPARTILHAR