Primeiro dia do mutirão oftalmológico tira mais de 1.100 pessoas da fila de espera

Seguindo com o programa ‘Zero Fila’, a prefeitura iniciou nesta terça-feira (28), mais um mutirão da plataforma Petrolina Cuida. Desta vez, os pacientes que estavam há vários anos na fila de espera por consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata tiveram a chance de realizar seus procedimentos. O primeiro dia, que atraiu milhares de pessoas, foi de muita ansiedade e satisfação para a população petrolinense. Foram atendidas mais de 1.100 pessoas.

A ação, que tem o objetivo de eliminar todas as demandas reprimidas por consultas, exames e cirurgias de todas as especialidades, vem revolucionando a saúde pública no município. Para o mutirão de oftalmologia, cerca de 150 profissionais estão envolvidos para atender a população. Mais de 10 mil consultas e 4 mil cirurgias de catarata serão feitas nessa primeira etapa.  A estrutura foi montada ao lado do Centro de Convenções e ficará no local até o dia 17 de setembro.

“Nosso primeiro dia foi de muita emoção. Encontrar pacientes que esperavam há mais de seis anos por uma consulta oftalmológica e hoje sair  já com a marcação da cirurgia é maravilhoso. Esse é um momento histórico e uma ação pioneira em Petrolina”, destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Os pacientes encaminhados para a cirurgia de catarata, já terão seu procedimento realizado a partir da quinta-feira (30), quando a prefeitura realizará 400 cirurgias por dia.   Paralelo a isso, as quatro unidades móveis continuam percorrendo os bairros da cidade, ofertando exames de mamografia; ultrassom; raio x e eletrocardiograma. Durante esta semana, elas estão nas comunidades de João de Deus e José e Maria. “Estamos com várias frentes de trabalho para, de fato, eliminar toda a lista de espera por procedimentos”, frisou.

Fotos: Jonas Santos/Prefeitura de Petrolina

COMPARTILHAR