Primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo encerra nesta sexta

Nesta sexta-feira (25), encerra, em Petrolina, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para o primeiro grupo que contempla crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Até a última segunda-feira (21), a intensificação, que teve início no dia 7 de outubro, atingiu cerca de 90% do público alvo no município.

Apesar do encerramento da campanha, a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, continua disponível em todas as Unidades Saúde da Família (USF). Na área rural, com funcionamento de 7h às 13h, e das 8h às 16h45 na zona urbana.

Já a partir do dia 18 de novembro, irá iniciar a segunda etapa que será direcionada para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. De acordo com o Ministério da Saúde, as faixas etárias foram escolhidas porque a incidência da doença está concentrada nesses dois públicos: crianças e adultos jovens.

Em Petrolina, foram notificados quatro casos suspeitos, porém, todos já foram descartados por critério laboratorial. “É importante que os pais ou responsáveis verifiquem a carteira de vacinação da criança e leve até a unidade de saúde caso esteja com o esquema vacinal incompleto”, destacou a secretária interina de Saúde, Larisse Silva.

Foto: Divulgação PMP

COMPARTILHAR