Preservação das tradições: quadrilhas se apresentam para crianças e adolescentes em Petrolina

Petrolina já vive o clima de São João. Além das festas nos bairros , a prefeitura também está fortalecendo a tradição junina nas escolas municipais que receberão apresentações de quadrilhas. A ação faz parte de uma parceria entre as secretarias de Cultura, Turismo e Esportes e a de Educação.
Durante essa semana, cinco quadrilhas que estão inscritas no Festival – que vai ocorrer no próximo dia 9 de julho, vão percorrer as unidades escolares mostrando a tradição dos grupos. A primeira apresentação ocorreu nesta segunda-feira (21), na Escola Municipal Júlia Elisa, no bairro Alto do Cocar, com a quadrilha Balão Dourado, que é sediada na comunidade. Para o diretor da escola, professor Vitor Paulo, a oportunidade foi muito proveitosa. “Uma bela apresentação. Incentivar a cultura e aliar com a educação é o caminho para manter viva a tradição”,destacou.
O aluno Paulo da Silva,  do sexto ano, gostou muito da apresentação. “Foi bem legal. Tudo muito bonito, maravilhoso. Gosto muito de forró e essa é uma das épocas do ano que mais me divirto. Fiquei bem animado quando assistir aqui na minha escola a quadrilha”, relatou.
 Para  José Reginaldo Cavalcante, presidente da quadrilha  Balão Dourado, a apresentação  é uma oportunidade de envolver a comunidade do bairro, além de servir de ensaio para os componentes. “Nada melhor que receber o apoio e o incentivo dessa garotada que admiram nosso trabalho. Estamos em ensaio para participar do Festival e essa troca é muito importante. Estamos trabalhando para fazer uma grande apresentação”, pontou.
Nesta quinta-feira (24) os  jovens da Escola Municipal Paulo Freire, do bairro São Gonçalo, vão poder contar com a equipe do Forró Xaxado, a partir das 15h; já a Escola Municipal Eliete Araújo,  no centro, vai receber a quadrilha Renascer do Sertão, às 17h; na sexta-feira (25), as apresentações serão nas Escolas Zélia Matias, no Pedro Raimundo, às 10h, sob o comando da Encanto Nordestino; e na Escola São Domingo Sávio, no Gercino Coelho, com a quadrilha Danado de Bom, a partir das 14h.
Segundo o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, esta é uma maneira de manter viva a tradição junina na nossa região. “Pensamos esta ação como uma maneira de fomentar as tradições juninas. Levar as quadrilhas para se apresentarem em escolas foi uma forma que a Prefeitura de Petrolina encontrou de despertar o encanto e o interesse das novas gerações para essa manifestação cultural tão importante para a nossa região”, explica.
Fotos: Alexandre Justino/ Ascom Prefeitura de Petrolina
COMPARTILHAR