Prefeitura vai avaliar domínio em português e matemática de 24 mil alunos

Mais de 24 mil estudantes da rede municipal de Petrolina estão se preparando para a realização das provas da ‘Avaliação PROMAP/IQE’ que acontece entre os dias 4 e 6 de junho. A iniciativa da Prefeitura de Petrolina vai analisar mais de 860 turmas de alunos do 3º ao 9º ano, nas escolas da sede e interior do município, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Coordenada pela Secretaria de Educação Cultura e Esporte, através do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), as provas irão analisar: Leitura e Interpretação de texto; Matemática e Produção de texto.  O instituto será o responsável pela correção dos gabaritos e das produções textuais. Após cerca de 40 dias, os resultados serão encaminhados para a secretaria onde será traçado um planejamento de atividades de intervenções e formação de professores, além de acompanhamento em plantões pedagógicos.

A coordenadora do PROMAP, Marcleide Miranda, destaca a necessidade de ações como essa para o planejamento pedagógico. “As avaliações externas, através dos resultados, concebe a reflexão sobre princípios e referenciais apontados. Considero essa ação de avaliar e intervir, como etapas norteadoras da prática educacional, cada uma delas como momentos subseqüentes com diferentes graus de intensidade e significado”, pontua.

COMPARTILHAR