Prefeitura traça plano de ações para garantir serviços durante crise dos combustíveis

A Prefeitura de Petrolina está trabalhando na elaboração de um plano de ações a fim de garantir a continuidade da prestação dos serviços públicos no município. Depois de ter readequado o planejamento das secretarias, autarquias, agências e demais órgãos municipais na semana passada – quando foi definida a redução do uso da frota municipal para economizar combustível –  agora o prefeito Miguel Coelho vai debater com os secretários a situação atual dos serviços na cidade e as estratégias necessárias para garantir o atendimento à população. Um encontro está marcado para o fim da tarde desta segunda-feira (28). Na oportunidade, o seguinte panorama será discutido:

SEINFRA: Os serviços da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, relacionados ao programa Cidade Mais Limpa, à Central de Atendimento da Iluminação Pública e à Operação Tapa-buraco, com a recuperação em paralelepípedo e a manutenção de calçadas e meio-fio, estão garantidos até a próxima sexta-feira, 1º de junho. A recuperação asfáltica segue suspensa devido à falta de compostos utilizados na fabricação do asfalto. Já a coleta de lixo, prevista para seguir até o último sábado (26), seguirá normalmente até a próxima terça-feira (29).

SEDEAG: As obras que necessitem do apoio das máquinas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário estão suspensas a partir desta segunda-feira (28). Logo a situação se normalize, os trabalhos de manutenção de vias da zona rural do município será retomado em regiões como Cruz de Salinas, Cristália, Capim, Caroá, dentre outras. Ao mesmo tempo, o atendimento da Agência Municipal do Empreendedor (AGE) segue normalmente.

SESAU:  Na Secretaria de Saúde, as ambulâncias do SAMU seguem atendendo a população normalmente. Já os serviços das ambulâncias sociais estão passando por triagem, com prioridade, para o transporte de pacientes oncológicos ou doenças crônicas. Estão mantidos os transportes de pacientes de hemodiálise. As idas para o Recife, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), continuam suspensas. Uma equipe foi direcionada para informar a todos os hospitais com pacientes do TFD e remarcar os procedimentos agendados. Uma reunião está marcada para esta segunda-feira (28) para avaliar a continuidade dos serviços.

AMMPLA: A Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana de Petrolina (AMMPLA) lembra que os ônibus que fazem o transporte coletivo nas linhas urbanas, assim como o transporte complementar, continuam circulando de forma reduzida. Para diminuir os transtornos, a frota na zona urbana deve circular normalmente apenas nos horários de maior demanda como o início da manhã e da noite. A situação segue dessa forma até que o abastecimento de combustíveis seja retomado na cidade. Já as atividades de fiscalização de trânsito e transporte seguem sem alteração.

SEDURBS: Todos os serviços dos setores de licenciamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade seguem funcionando sem alterações. Enquanto isso, os fiscais de Obras e Posturas vão estar de prontidão para agir em casos emergenciais, assim como as equipes da Diretoria de Disciplinamento Urbano. A Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, foram priorizadas e seguem com as atividades normalmente.

SEDESDH: Todos os equipamentos sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estarão em pleno funcionamento até a próxima terça-feira (29). Uma nova avaliação das condições de oferta dos serviços será realizada ao longo da semana. O município conta com 10 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), uma unidade do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), um Restaurante Popular, um Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), além da Casa Bolsa.

SECULTE: A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes suspendeu por uma semana a 48ª Olimpíadas Estudantis, sem que haja prejuízos para as equipes em disputa. A tabela da competição será ajustada e os jogos retomados assim que o abastecimento de combustível for normalizado na cidade.

Os demais órgãos, agências, autarquias e secretarias municipais seguem realizando o atendimento normal para a população nos seus respectivos horários de funcionamento e endereços. Como o uso dos carros oficiais está reduzido, é possível que a resolução de algumas demandas demore mais que o normal, mas a Prefeitura de Petrolina trabalha para minimizar quaisquer transtornos à comunidade.

COMPARTILHAR