Prefeitura reforça importância de medidas emergenciais

Com o avanço do número de casos da Covid-19 no Brasil, a gestão pública decretou diversas medidas na tentativa de achatar a curva de progressão da doença no país. Em Petrolina, a prefeitura adotou as primeiras há quase 20 dias e, desde então, a equipe de fiscalização da prefeitura está trabalhando 24h por dia para garantir o cumprimento das determinações que visam, principalmente, evitar a aglomeração de pessoas, como orienta a Organização Mundial de Saúde.

Entre as principais medidas praticadas pela atual gestão municipal, estão: o fechamento do comércio e do shopping, suspensão das aulas e das atividades nos Centros de Convivência do Idoso, limitação no número de pessoas que podem entrar em supermercados ao mesmo tempo, além do fechamento de bares e restaurantes – que podem funcionar apenas com o serviço de entrega.  Foi identificado que o maior número de infrações foi relacionado à abertura de bares e às aglomerações em filas de supermercados e bancos, lembrando que a OMS recomenda a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.

Colocar em risco a saúde pública é crime, passível de multa e prisão. A população pode fazer denunciar o descumprimento dessas medidas pela Central de Atendimento da Secretaria Executiva de Segurança Pública, 153 ou (87) 98106-7310 (WhatsApp), e pela Ouvidoria Municipal, no 156 ou (87) 99190-7475 (WhatsApp).