Prefeitura reconhece trabalho de guardiãs e guardiões no Dia da Guarda Municipal

Trabalho desempenhado com compromisso e para garantir a melhoria da qualidade de vida dos petrolinenses, essa tem sido a missão de quem trabalha na Guarda Civil Municipal (GCM). O dia destinado aos profissionais foi celebrado nesse domingo (10), e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), por intermédio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, reforça o reconhecimento aos que integram a corporação da Guarda Civil.

A data, instituída como Dia Nacional das Guardas Municipais, tem como base na Lei nº 12.066, de 29 de outubro de 2009. A ocasião possibilita o merecido reconhecimento aos homens e mulheres que atuam diariamente para a promoção da segurança e da cidadania.

O secretário da Sedurbhs, Emicio Júnior, salienta a contribuição do trabalho da categoria em Petrolina e reforça que esse é uma importante atividade que traz mais segurança para a população.

GCM

A Guarda Municipal de Petrolina foi criada pela Lei Municipal nº 502 de 27 de abril de 1994. A instituição civil, fardada e armada, atua por meio do patrulhamento preventivo, além de ações educativas e de promoção da cidadania. A GCM conta com diversos grupamentos especializados, entre eles a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Patrulha da Mulher (GPAM) e Patrulha Ambiental.

Além disso, a Guarda Civil de Petrolina dispõe do sistema de videomonitoramento, que amplia o alcance desses profissionais e resulta em ações assertivas, contando inclusive com a operação da base móvel de videomonitoramento utilizada no centro da cidade.

Nos últimos anos, a gestão investiu em equipamentos de proteção individual, fardamentos, coletes de proteção balística e armamentos, aquisição de patinetes elétricos, ampliação de viaturas equipadas e realização de concurso público.

COMPARTILHAR