Prefeitura promove roda de conversa com pais de crianças com microcefalia

Com o intuito de contribuir e auxiliar no desenvolvimento das crianças com microcefalia em Petrolina, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promoveu, na manhã desta segunda-feira (25), uma roda de conversa com pais e responsáveis no auditório do SAMU.

A convite da Secretaria de Saúde, participaram ainda do encontro representantes da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) e da 8ª Gerência Regional de Saúde. Durante a roda de conversa, a secretaria de Saúde pôde ouvir as informações sobre o acesso aos serviços prestados, para que assim, possa qualificar e facilitar a oferta destes, auxiliando no pleno desenvolvimento destas crianças.

Atualmente o município de Petrolina acompanha 14 crianças com microcefalia, com idades entre dois anos e meio e três anos. A microcefalia é uma síndrome congênita causada pelo Zika Vírus, agravo transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o acompanhamento médico e estímulo precoce são essenciais para essas crianças. “Nós decidimos fazer esse momento com as mães e pais para diagnosticarmos como está o andamento do acompanhamento destas crianças, que precisam de tratamentos especializados. Sensível às dificuldades enfrentadas por estes pais, o prefeito Miguel Coelho aprovou a ideia de nos reunirmos, auxiliando com o que pudermos para o pleno desenvolvimento das crianças e apoio aos genitores e responsáveis ”, ressalta.

 

Fotos: Alexandre Justino

COMPARTILHAR