Prefeitura planeja melhorias no Balneário de Pedrinhas em parceria com Associação

O Balneário de Pedrinhas, localizado às margens do Rio São Francisco, é famoso pelos restaurantes que servem pratos típicos da culinária ribeirinha. Atualmente, nove estão em funcionamento no local. Foi com os proprietários desses estabelecimentos que representantes da Prefeitura de Petrolina se reuniram na noite desta quarta-feira (31), para discutir melhorias que podem ser realizadas pela gestão municipal, em parceria com a Associação de Barraqueiros do Balneário de Pedrinhas.

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Júnior, destacou que na última semana algumas ações ambientais foram realizadas, como a limpeza da margem do balneário, retirada das baronesas, limpeza da área de mata ciliar e de atracadouro de embarcações e o acesso a balsa de transporte e travessia para ilha.

Os próximos passos serão: delimitar e sinalizar as áreas para banhistas; alterar o dia para a coleta de lixo; instalar lixeiras por todo balneário e recadastrar os permissionários. “Estamos realizando ações multisetoriais, que envolvem diversas secretarias, mas para que sejam eficientes, o apoio dos comerciantes é imprescindível para que o balneário continue limpo, tanto com fiscalizações quanto com ações de manutenção”, observa o secretário.

De forma didática, o diretor de projetos da Agência Municipal de Meio Ambiente, Victor Flores, explicou os impactos ambientais causados pelo despejo de lixo e esgoto no rio e apontou soluções eficientes e de baixo custo para reduzir o acúmulo de baronesas na área. A representante da Associação, Maria Elvira Campos, ficou satisfeita com a conversa inicial. “Chegou na hora certa. Estamos prontos para arregaçar as mangas e colaborar com o que for preciso, para que nosso ambiente de trabalho e atrair mais visitantes”, afirma.

Os proprietários tiveram a oportunidade de fazer sugestões a pontuar as principais necessidades do local. A reunião contou com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

 

Fotos: AMMA

COMPARTILHAR