Prefeitura participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília

Com o objetivo de discutir e consolidar propostas, representantes da Prefeitura de Petrolina estão participando da 16ª Conferência Nacional de Saúde. O evento pretende reunir, em Brasília, cerca de 5 mil pessoas até a próxima quarta-feira (7). A etapa nacional ocorre após a realização de aproximadamente três mil conferências municipais.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a conferência tem como tema principal “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, consolidação dos princípios e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre o público, estão profissionais de saúde, gestores (as), usuários (as) e pesquisadores (as). Petrolina está representada em três segmentos: ‘gestor’, ‘trabalhador’ e ‘usuário’.

O relatório final vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, este é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas.

É através desse processo que a população pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas. Tivemos a participação do ministro da Saúde que fez um discurso coerente, ético e que se mostrou sensível, principalmente, à área da Vigilância Epidemiológica que requer maior atenção e investimento por parte do poder público”, frisou.

Fotos: Ilustrativas/PMP

COMPARTILHAR