Prefeitura oferta mais de 1700 atendimentos sociais em comemoração aos 32 anos do João de Deus

A comunidade de um dos maiores bairros de Petrolina, o João de Deus, comemora 32 anos de existência e, para celebrar o evento, que integra o calendário festivo do município, a prefeitura disponibilizou uma grande oferta de serviços sociais neste sábado (3) com dois programas: ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’ e a ‘Caravana da Cidadania.

A 13ª ‘Caravana da Cidadania’, executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos aconteceu dentro do CRAS e ofertou mais de 900 atendimentos entre  atendimento do Conselho Tutelar; orientação sobre benefícios previdenciários do INSS, mediação de conflitos e orientação nas ações cível e criminal pela Defensoria Pública Estadual; emissão de  ID Jovem, emissão de CPF, atendimento psicossocial e orientações (CREAS), aferição de Pressão e Teste de Glicemia , tarifa social e negociações (CELPE), atendimento do Cadastro Único e cortes de cabelo feminino e masculino.

Já a Secretaria de Saúde realizou o 18º ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’ na Escola Jesuíno Antônio D’Ávila, realizando cerca de 800 atendimentos. Foram  atendimentos médico e odontológico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar (HGT), citologia oncótica, emissão do cartão do SUS, USG de abdome total para pacientes com guias de solicitação, atualização de vacinas, testes rápidos de Sífilis, HIV e hepatites; distribuição de medicamentos conforme prescrição médica, orientações  nutricionais, primeiros socorros com equipes do SAMU e também sobre saúde do trabalhador; além de ventosaterapia e  auriculoterapia.

Mas a festa  ainda não acabou. Durante a noite deste sábado (3), terão shows com Luan do Acordeon, Pisadinha de Luxo e Fabinho e Cia. Já neste domingo (4), a partir das 8h, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes coordenará o desfile cívico, que já faz parte da história cultural do bairro, com a participação de cerca de 1.400 estudantes de unidades de ensino entre creches, CMEI’S, escolas estaduais e municipais e Nova Semente, além de bandas marciais, que se apresentarão com a temática ‘Entre a Luta e a História’. O desfile, que há três anos não era realizado, é resgatado este ano e acontece com o apoio de lideranças comunitárias, da Usina Cultural e Conselho Comunitário. À noite, acontecerão os shows de ‘Márcio Moko e Cia’ e ‘Corrinha Santos A Patroa e Jocélio’.

Investimentos

O João de Deus tem recebido investimentos em pavimentações, iluminação, requalificação e reparos de algumas unidades municipais de ensino. A Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos já pavimentou sete vias do bairro: 5, 6, 8, 10, 11, 56 e Avenida Antônio Estevão dos Santos, e mais seis ruas estão em processo de licitação: 28, 29, 43, 44, 62 e 64. Já o programa ‘Mais Luz’, recentemente, realizou reforço na iluminação da Avenida José Esteves instalando 11 postes, num investimento de R$ 16 mil. O investimento total em iluminação ultrapassa R$ 100 mil.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR