Prefeitura implanta programa voltado ao fortalecimento familiar em Petrolina

Os petrolinenses contarão com mais uma iniciativa para contribuir com fortalecimento dos vínculos familiares. É que a Prefeitura de Petrolina está implantando no município o programa ‘Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz’, que é voltado para gestantes e crianças de 0 a 6 anos, instaladas nas comunidades de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A ação promove o desenvolvimento integral na primeira infância.

O programa prioriza gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias; crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

A prefeitura já deu início às atividades de capacitação da equipe. Nesta quinta-feira (30), o grupo composto por 30 educadoras sociais e a coordenação do programa participaram de uma formação no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Durante o encontro, foram apresentadas as diretrizes do programa e pontuadas questões indispensáveis para o desenvolvimento do Criança Feliz em Petrolina.

A Diretora de Proteção Básica e coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Jéssica Richelle Secchi, fala sobre o andamento das atividades. “As supervisoras já estão trabalhando com o mapeamento das famílias e a partir desse momento, a prefeitura já estará deslocando as educadoras sociais para os CRAS para que elas possam desenvolver as ações junto à comunidade e partir daí abranger o território fazendo as visitas domiciliares”, disse.

 Atividades intersetoriais – As ações estão sendo planejadas pela coordenação do programa junto ao comitê gestor, que é composto por representação de todas as secretarias do município. O objetivo é realizar visitas domiciliares e possibilitar que esse público tenha acesso a políticas públicas para primeira infância no município, promovendo o desenvolvimento humano, acompanhando o crescimento integral do indivíduo. Apoiando as gestantes e famílias na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, estimulando o exercício da parentalidade.

COMPARTILHAR