Prefeitura fará ações de combate ao trabalho infantil durante festejos juninos

A Prefeitura de Petrolina, segue o compromisso de combater o trabalho infantil na cidade e por isso fará, durante os festejos juninos, ações de garantia de direitos, proteção e defesa da criança e do adolescente. As campanhas ‘De mãos dadas contra o trabalho infantil’ e ‘Maior cuidado com nossas crianças’, estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH).

Ainda dentro das ações, a prefeitura garantirá, durante o São João de Petrolina, o stand “Espaço de acolhimento para crianças”, que receberá os filhos dos ambulantes que estiverem trabalhando durante a festa.

Para o secretário, Jorge Assunção, essas ações são de extrema importância para a prevenção e diminuição dos índices de exploração do trabalho infantil. “Com essas atividades a gestão municipal pretende diminuir os números de casos de exploração de crianças e adolescentes no mercado de trabalho informal, e nós estamos trabalhando incansavelmente para zerar os índices. Lugar de criança e adolescente é na escola, criança tem que brincar e aproveitar a infância”, afirmou.

As atividades contam também com a parceria de profissionais das Secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Cultura, além de representantes do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Cronograma das campanhas:

De mãos dadas contra o trabalho infantil”

Data:12 de junho

Local: Praça do Bambuzinho / Feiras Livres da Cohab Massangano, Areia Branca, Ouro Preto, João de Deus, São Gonçalo e José e Maria.

Horário: A partir das 09h

Ações: Brincadeiras, contação de estórias, pintura no rosto, lanches. Além disso, haverá panfletagens e conversas informais para a população sobre o combate ao trabalho infantil.

“Maior cuidado com nossas crianças”

Data: 14 a 19 de junho

Local: Av. Guararapes (no semáforo em frente à Prefeitura)

Horário: A partir das 09h

Ações: Panfletagem e abordagem sobre o combate ao trabalho infantil.

“Espaço de acolhimento para crianças”

Data:13 a 23 de junho

Local: Pátio de evento Ana das Carrancas

Ações: Palestra com de conscientização para os ambulantes; busca ativa afim de identifica filhos de ambulantes; acolhimento e oferta de atividades lúdicas, oficinas e lanches para as crianças no stand; panfletagem sobre o combate ao trabalho infantil.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR