Prefeitura divulga programação do Dia D de vacinação contra raiva em cães e gatos

Uma das doenças mais perigosas que pode atingir cães e gatos, a raiva não tem cura e ainda pode ser transmitida aos seres humanos. Por conta disso, a população deve estar atenta à vacina anual que é a única forma de manter o animal de estimação longe deste mal. Em Petrolina, o início da campanha contra a raiva e ‘Dia D’ será no próximo dia 15 de setembro.

Para o ‘Dia D’, foram escolhidos diversos pontos em 10 bairros mais críticos e populosos: São Gonçalo; João de Deus; José e Maria; Vila Eduardo; Centro; Atrás da Banca; Cohab Massangano; Cohab VI; Rio Corrente; Loteamento Recife.

Teremos em cada ponto os agentes de endemias, veterinários do CCZ e veterinários da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Lembrando que animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. Gestantes e lactantes não podem ser vacinadas. É importante que o adulto leve o animal na coleira e os gatos na caixinha de transporte para evitar qualquer incidente”, explicou a coordenadora do Centro de Controle e Zoonoses e médica veterinária, Graziella Correia.

A Graziella ainda ressaltou a necessidade da vacina para saúde o animal e também do ser humano. “Embora nos dias de hoje, a raiva seja uma doença controlada, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de animais. A doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção”, destacou.

A expectativa é que sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina, atualmente, estimada em 40.522 animais e 100% dos felinos, com 6.586. Após o dia D, os agentes de endemias vão percorrer todos os bairros das zonas urbana e rural.

COMPARTILHAR