Prefeitura de Petrolina investe mais de R$10 milhões em obras e manutenções das escolas em 2021

O ano letivo de 2021 tem muito a ser comemorado pela rede municipal de ensino de Petrolina. Investimentos realizados pela Prefeitura Municipal possibilitaram diversos avanços que contribuíram, significativamente, com a qualidade e a humanização do ensino. A infraestrutura das unidades foi melhorada e a autoestima de estudantes, professores e pais, que podem contar com o esforço da administração municipal em transformar a educação pública, foi elevada. Assim, a partir do planejamento estratégico da gestão, somente este ano, foram investidos mais de R$10 milhões em obras e serviços de manutenção das unidades de ensino.

A Escola Municipal Anete Rolim de Albuquerque Gomes, no bairro Pedra Linda, por exemplo, foi entregue à comunidade escolar no mês de agosto, totalmente reformada e ampliada, resultado de um investimento de R$1,6 milhão com recursos próprios. Já no Bairro Vila Imbiras, o prédio da Escola Rubem Amorim Araújo está sendo totalmente reconstruído, o investimento é de mais de R$ 1 milhão. No bairro Mandacaru, a reforma está sendo feita no prédio da Escola Professor Walter Gil, com investimento de mais de R$1,4 milhão, também com recursos próprios. No interior, a Prefeitura segue executando a reforma das Escolas Eduardo Souza, em Uruás, e Dr. José Araújo, em Sítio Rio Jardim, que juntas somam o investimento de mais de R$ 600 mil.

“É uma satisfação que todos nós, da comunidade escolar, temos. Trabalhar numa escola com a infraestrutura que foi entregue é gratificante. Não temos palavras para agradecer ao nosso prefeito, Miguel Coelho, com essa tão sonhada reforma. A Escola reflete o nosso dia a dia de trabalho e, consequentemente, na aprendizagem dos nossos alunos. Os espaços são amplos, confortáveis e com acessibilidade. Tudo aqui evidencia o que estamos vivendo, uma outra realidade“, relata a coordenadora da Escola Municipal Anete Rolim de Albuquerque, Conceição Ferreira.

Este ano também foi entregue a Escola de Tempo Integral Juarez Clemente Canejo, que atende 370 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A gestão ainda entregou para comunidade a Escola Municipal João Nunes, no projeto Maria Tereza, que se tornou o 1º Centro de Referência em Alfabetização de Petrolina. Seguindo um modelo de excelência recomendado pelo Ministério da Educação, a Prefeitura de Petrolina inaugurou as obras de construção dos Centros Municipais de Educação Infantil dos bairros Antônio Cassimiro e Vila Eulália, orçadas em mais de R$ 4 milhões, em convênio com o Governo Federal.

Para 2022 mais investimentos também foram anunciados para a rede básica de ensino. Algumas ações como por exemplo o início das obras de ampliação e adequação física das Escolas Municipais Miguel Arraes, Vila Vitória, e José Fernandes Coelho, Roçado, além da construção de salas de aulas na Escola Maria Clara Machado, no N-8.