Autor: Assessoria

Prefeitura de Petrolina desenvolve ações para incentivar o hábito da leitura na Rede de Ensino 

  A leitura exerce papel fundamental na formação educacional e cidadã, além de ajudar no aprendizado, na melhora da escrita e na aquisição de novos conhecimentos. Pensando nesses benefícios, a Prefeitura de Petrolina, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, investe em projetos de leitura que contemplam os mais de 55 mil estudantes […]

14/03/2023 10h16 Atualizado há 1 semana atrás

 

A leitura exerce papel fundamental na formação educacional e cidadã, além de ajudar no aprendizado, na melhora da escrita e na aquisição de novos conhecimentos. Pensando nesses benefícios, a Prefeitura de Petrolina, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, investe em projetos de leitura que contemplam os mais de 55 mil estudantes da Rede de Ensino e que visam estimular a criatividade e imaginação desde os primeiros anos de idade. Na Educação Infantil, por exemplo, os pequenos alunos vivenciam várias atividades, como o piquenique literário, jogos educativos, musicalização, Mala Viajante, dramatizações, todos com o propósito de incentivar a leitura.

Uma das ações que tem grande destaque na primeira infância é a Mala Viajante, pois além de contribuir com a aprendizagem, pretende-se incentivar a participação efetiva dos pais no processo, fazendo assim com que toda a família comece a tomar gosto pela leitura. Dentro das ações do projeto, o estudante leva a malinha com um livrinho, uma caixa de lápis de cor, para fazer um registro, escrito ou em desenho, em um caderno que também acompanha a mala, contando como foi o momento de leitura em família. Cada professora faz uma seleção de livros, levando em consideração a faixa etária dos alunos.

A secretária executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, destaca que aluno que é estimulado desde cedo será um adulto com maior capacidade de raciocínio lógico, interpretativo e resolutivo. “Investir na leitura é uma ação de promoção plena do desenvolvimento dos nossos alunos. Obviamente, a criança não tem o nível avançado da leitura, mas entendem imagens, símbolos, cores e utilizam os sentidos e a imaginação ao ouvir as histórias. A partir desse trabalho, os pequenos constroem ideias, organizam frases, pensamentos e, sobretudo, ampliam seu vocabulário através da aquisição de novas palavras”, explicou Poliana.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade