Autor: Assessoria

Prefeitura de Petrolina adota jogo como ferramenta educacional na Escola Professor Walter Gil

Que o Minecraft é um sucesso entre crianças e adolescentes, todos já sabem. Esse jogo incrível, repleto de aventuras e criatividade está disponível em uma versão educacional, feita exclusivamente para ser utilizada em sala de aula. Para aproveitar o grande alcance do game e adotá-lo como ferramenta de ensino, a Prefeitura de Petrolina, por meio […]

08/06/2022 14h01 Atualizado há 10 meses atrás

Que o Minecraft é um sucesso entre crianças e adolescentes, todos já sabem. Esse jogo incrível, repleto de aventuras e criatividade está disponível em uma versão educacional, feita exclusivamente para ser utilizada em sala de aula. Para aproveitar o grande alcance do game e adotá-lo como ferramenta de ensino, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, aderiu ao projeto ‘Microsoft Office 365 Educacional A1 em nuvem’, do Ministério da Educação. O programa tem como objetivo, trabalhar os componentes curriculares, além do desenvolvimento de habilidades como: colaboração, pensamento lógico e resolução de problemas, levando o estudante a aprender na prática.

A unidade de ensino beneficiada com o projeto piloto inicialmente é a Escola Professor Walter Gil, no bairro Mandacaru, que possui um laboratório com 10 computadores. Através do recurso, os professores poderão aproveitar as possibilidades que o game oferece e, assim, tornar as aulas mais divertidas e lúdicas, estimulando o aprendizado e a criatividade dos alunos, além de proporcionar habilidades importantes como autonomia e contato com a tecnologia. O jogo permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com eles.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduce, Arlete Gouveia, a inserção do Microsoft Educacional irá auxiliar, de maneira robusta, na formação dos alunos e na atuação dos docentes. “As mudanças que vivemos nos últimos anos nos incentivaram ainda mais a colocar em prática esse novo momento de aprendizagem, onde o aluno é levado a ter pensamento crítico, além de desenvolver sua capacidade cognitiva, socioemocional, através de treinamento e suporte com o uso de ferramentas de tecnologia educacional. Conseguir pensar algo que transita entre o real e o digital, tem sido extremamente satisfatório e sei que esse é mais um passo de muitos que ainda virão na Rede Municipal de Ensino de Petrolina”, destacou Arlete.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade