Prefeitura coleta sementes para produzir novas mudas para Viveiro Municipal

Arborizar Petrolina e torná-la, cada vez mais verde, possibilitando um ambiente mais limpo e um clima mais equilibrado é um dos principais objetivos do ‘Nossa Árvore’, projeto da prefeitura que vem promovendo plantios desde o início da gestão na cidade. E, para ampliar ainda mais a variedade e a produção de novas mudas, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) deu início às expedições para a coleta de novas sementes nativas esta semana.

Essa primeira expedição foi realizada dentro da área de preservação do 72 Bimtz, em parceria com o exército, o IBAMA e voluntários civis e biólogos. O intuito é que essas sementes sejam utilizadas para produção de mudas para o próximo ano, quando serão então disponibilizadas para a população, seja para a distribuição para moradores plantarem em suas ruas; para realização de corredores verdes pela cidade; para escolas e outros fins.

As espécies, coletadas em área de sequeiro, foram: Catingueira, Jurema Vermelha, Angico, Pau ferro, Baraúna e Acássia, todas essas levadas para o Viveiro Municipal do Parque Josepha Coelho e mantê-lo vivo.

Para o diretor de projetos da AMMA, Victor Flores, essas expedições são essenciais para manter o projeto ambiental em pleno funcionamento. “O ‘Nossa Árvore’ já beneficiou muitos bairros em Petrolina. Lugares como o Quati, Nova Vida, Caminho do Sol, o povoado de Izacolândia e ciclovias de avenidas. Para dar continuidade a isso, precisamos continuar cultivando cada vez mais mudas no Viveiro Municipal, que hoje é o maior do interior de Pernambuco”, afirma.

COMPARTILHAR