Prefeitura busca selo de qualidade para ampliar mercado de produtos agropecuários locais

Visando à adesão ao selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (SISBI), representantes da Prefeitura de Petrolina participaram de reunião na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO) na tarde desta segunda-feira (8).

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Sistema determina o padrão dos procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inofensibilidade e segurança dos alimentos. Esse selo torna-se muito importante para Petrolina, principalmente, para que seja autorizada a distribuição de toda a produção de aves, caprinos e produtos derivados do leite em outros estados do país.

“Estamos correndo atrás do SISBI, alinhando com todas as partes interessadas, e isso vai aumentar tanto a oferta de emprego quanto a renda no interior. Hoje temos, por exemplo, pessoas com grandes criações de aves na zona rural e que estão abatendo apenas para consumo local. Quando obtivermos o selo será possível ampliar a venda em nível nacional, aumentando os arranjos produtivos que temos em nossa cidade”, afirmou o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.

Também participaram da reunião, o empresário João Firmo, o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama e o médico veterinário Kael Neves, o presidente da Cooperativa de Pecuaristas e Agricultores do Vale do São Francisco (Coopavasf), Ruy Holanda e o fiscal estadual agropecuário da ADAGRO, José Ribamar Neto.

Foto: Jaquelyne Costa

COMPARTILHAR