Prefeitura aumenta em 100% a captação de recursos da saúde

A saúde de Petrolina sai mais uma vez na frente. Após avaliação do Governo Federal, a prefeitura aumentou em 100% a captação de recursos para as ações de promoção à saúde desenvolvidas pelos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF- AB). Com isso, a gestão municipal dobrará os valores obtidos junto ao Ministério da Saúde para investir na melhoria dos serviços ofertados.

A avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) foi divulgada nesta terça-feira (21) e corresponde ao trabalho desenvolvido no período de setembro e novembro de 2017. O PMAQ é um instrumento utilizado pelo Governo Federal com o objetivo de induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais.

O Ministério da Saúde avalia as equipes através dos indicadores e das estruturas físicas de forma individual, classificando-as como ‘Ótimo’, ‘Muito Bom’, ‘Bom’ ou ‘Regular’. Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

Na avaliação de 2015, as equipes receberam 5 ‘Regular’, 2 ‘Bons e 1 ‘Ótimo’, o que resultava num repasse mensal de R$ 16 mil.  Os resultados do final desta avaliação, elevou a classificação para 5 ‘Ótimos’, 2 ‘Muito Bons’ e 1 ‘Bom’. Com esse resultado, Petrolina passa a receber R$ 34.037,69 por mês.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR