Prefeitura amplia teste do pezinho para mais 3 unidades de saúde em Petrolina

Na manhã desta terça-feira (10), a Prefeitura de Petrolina promoveu um treinamento de atualização com profissionais de três Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs), para a realização do teste do pezinho. Atualmente, o serviço é realizado apenas em duas unidades: na AME Rosa Maria, ao lado da Rodoviária e em Izacolândia, zona rural do município.

Os profissionais iniciaram a primeira parte da atualização através de uma aula teórica, ministrada na Policlínica, pela professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Luciana Dutra.

De acordo com a secretária executiva de atenção à saúde, Ana Carolina Freire, o objetivo é descentralizar gradativamente e estender o teste para todas as unidades. “Realizamos o treinamento com os profissionais das unidades dos bairros Cohab Massangano; Areia Branca e Rajada. Após a segunda parte do treinamento esses locais já estarão habilitados”, frisou.

Segundo a diretora da Atenção Básica, Grasiela Figueiredo, o teste do pezinho ajuda a diagnosticar precocemente doenças congênitas que podem ser tratadas desde os primeiros dias após o nascimento.

COMPARTILHAR