Prefeitura amplia programa voltado à primeira infância

Crianças de 0 a 6 anos e gestantes de Petrolina contam com um importante parceiro no desenvolvimento integral da Primeira Infância: É o programa ‘Criança Feliz’, implantado pela Prefeitura de Petrolina no ano passado para acompanhar os pequenos desde a barriga através de visitas domiciliares, promovendo cuidados e orientações que visam garantir qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos familiares.

Executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos humanos (Sedesdh), o programa está expandindo seu alcance para mais dois Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e comunidades de abrangência nos bairros João de Deus e Dom Avelar. Atualmente, são atendidas cerca de 570 pessoas dos Cras do José e Maria e Rio Corrente.

Cerca de 30 educadores sociais realizam o acompanhamento através de visitas domiciliares. Nelas, as futuras mamães aprendem sobre alimentação saudável, aleitamento materno, preparação para o nascimento, além de atividades que desenvolvam a parte cognitiva e motora das crianças. O programa prioriza gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e inscritas no Cadastro Único; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, o ‘Criança Feliz’ visa garantir um futuro mais seguro para elas. “Com a expansão do território de atendimento do ‘Criança Feliz’, vamos reforçar o acompanhamento integral da Primeira Infância, fase mais importante na construção do indivíduo. Com o programa, nós damos continuidade ao exitoso projeto do prefeito Miguel Coelho, de fortalecer a qualidade de vida das crianças desde a gestação, visando garantir um futuro seguro para elas”, destaca.

Foto: Jonas Santos

COMPARTILHAR