Prefeitura amplia investimentos e obras na zona rural

Não são apenas as avenidas e bairros da área urbana de Petrolina que estão repletos de canteiros de obras. A zona rural do município sertanejo também passa por um momento de muitos investimentos em infraestrutura. Pavimentações, tapa-buracos, patrolamento, instalação de adutoras e reservatórios de água, novos postos de saúde e requalificação de escolas da rede municipal de ensino estão entre os principais investimentos do prefeito Miguel Coelho para as comunidades do interior da cidade.

Dos 12 postos de saúde inaugurados nesta gestão municipal em menos de um ano, cinco estão localizados na zona rural, contemplando as comunidades de Roçado, Capim, Lajedo e vilas do N-4 e N-6 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. Nas unidades atuam equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos e dentistas para acolher a população, garantindo assim, mais celeridade e humanização no atendimento a mais de 10 mil pessoas.

A educação mais qualificada para as crianças do campo é outra prioridade. Poço da Cruz, Assentamentos Mansueto de Lavor e São Francisco, Ponta da Serra, Porto de Palha, Roçado, Lajedo, Barra Franca, Tapera, Rajada, Serrote do Urubu, Izacolândia e vilas dos núcleos 1, 7 e 8, atualmente, recebem investimentos em unidades de ensino. Seis escolas da rede municipal estão totalmente requalificadas e 11 estão com obras em andamento, há ainda a construção de salas de aula em cinco escolas, além de dois pátios cobertos, um já concluído e entregue para a população do Assentamento Terra da Liberdade. Todas essas ações beneficiam cerca de 7 mil crianças e adolescentes matriculados.

Outra grande demanda que está sendo atendida é a melhoria das estradas vicinais. A extensão rural de Petrolina conta mais de 4 milhões de km². Equipes da prefeitura realizaram levantamento no início deste ano e identificaram mais de 6 mil km que precisam receber os serviços da operação tapa-buracos e patrolamento. Desde 2017, foram implementados mais de 3 mil km de, aproximadamente, 50 localidades em áreas de sequeiro, irrigada e ribeirinha do município. Dentre as comunidades já atendidas estão Rajada, Cristália, Tapera e Izacolândia, estas últimas contempladas também com pavimentação num total de 25 vias.

A prefeitura também está sensível no que diz respeito ao acesso à água, principalmente, para as pessoas que moram mais distante do rio São Francisco, na região de sequeiro. Recentemente, foi entregue a adutora do Mudubim que beneficiará mais de 50 famílias; na Tapera também há investimentos com a instalação de um motor-bomba, novo encanamento e ampliação da adutora existente. No N-3 dois reservatórios já estão com 80% das obras concluídas e mais mil famílias terão água saindo nas torneiras de suas moradias.

“O prefeito Miguel Coelho continua seu compromisso com a zona rural, prova disso, são as pavimentações nunca vistas na área ribeirinha, mais de 50 ruas pavimentadas ou em obras na Tapera, Sítio São João, Caatinguinha e outras localidades. Também damos destaque a requalificações das escolas, a construção de 9 quadras de um total de 26 que estão no planejamento para a cidade; o patrolamento de estradas, o peixamento e ainda o resgate da ExpoRajada que foi um sucesso este ano com o financiamento de mais de 500 mil reais para agricultores familiares e criadores de animais. Isso e muito mais ainda por vir na gestão do Novo Tempo”, ressaltou o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.

Fotos: Jonas Santos e Alexandre Justino 

COMPARTILHAR