Prefeitura amplia atendimento de saúde bucal em escolas municipais

A Prefeitura continua ampliando a oferta de dentistas nas escolas municipais de Petrolina. A ação faz parte do projeto ‘Sorrisinho’, da Secretaria de Saúde, onde o objetivo é prevenir e eliminar a cárie dentária desde a primeira infância. Nesta semana, o projeto iniciou no bairro Pedra Linda, na Escola Anete Rolin, todas as quartas-feiras e irá beneficiar 647 alunos.

No município, seis localidades já são atendidas pela iniciativa:  N4 com Dra. Marcele Coelho; no Pedra Linda executado pela dentista Gersica Medrado; João de Deus; Alto do Coca; Jardim Amazonas e Cacheado com Dra. Tamires Coelho (Tia Tam), além de Bruna Braga e Erica Alencar. Em cada escola, o atendimento é feito em um dia especifico da semana.

Antes dos atendimentos darem início, os profissionais odontólogos da rede pública de saúde vão até a escola recolher as autorizações dos pais para que seus filhos possam participar das consultas. Os estudantes recebem aplicações de flúor e obturações e se for necessário, passam pelo tratamento restaurador atraumático (ART), que consiste numa forma de restaurar os dentes com cárie sem uso de equipamentos elétricos.

De acordo com a diretora de Saúde Bucal, Roberta Teixeira, esse cuidado previne diversas complicações no futuro. “Os dentistas da Secretaria de Saúde de Petrolina atendem nas escolas municipais crianças em uma faixa-etária de 3 aos 12 anos. Nosso objetivo é capacitar nossos profissionais para que seja executado em todos os bairros, iniciamos apenas com Tia Tam que hoje já temos mais cinco dentistas. Acreditamos que a saúde do corpo começa pela boca e mantê-la bem higienizada vai prevenir problemas”, diz.

Foto: Divulgação PMP

COMPARTILHAR